Pesquisar este blog

Ler para aprender

segunda-feira, 11 de julho de 2011

HINO NACIONAL

      O Hino Nacional representa a manifestação maior da simbologia de uma Nação. Emocionam os acordes da Música Maior da Pátria.
      Infelizmente, nos últimos tempos, não é dado ao Hino Nacional Brasileiro, o amor cívico e o respeito que lhe é devido por força de lei.
      O artigo 30 da lei 5700/71 prevê: “Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, os civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações.
      Nada disso ocorre.
      Nas cerimônias oficiais, enquanto nosso Hino é executado, as autoridades conversam e trocam acenos, numa clara demonstração de pouco caso ou desconhecimento da importância daquele momento.
      O mesmo ocorre nos eventos esportivos, onde as torcidas tentam fazer com que seus gritos se sobreponham aos acordes de um dos Hinos mais lindos do mundo, verdadeiro “grito de guerra e paz”.
      É necessário fazer lembrar a uns e outros a marcante frase de Rui Barbosa: “a Pátria não é ninguém, são todos”.
      O Hino Nacional Brasileiro precisa e deve ser trabalhado constantemente com os alunos. é muito comum ouvirmos falar de pessoas com certa formação e até aqueles com uma melhor posição na sociedade que no entanto, não conseguem cantar o Hino por completo ou sequer compreender o sentido. Que se diria de uma análise mais aprofundada? Difícil. Não podemos generalizar, mas é sabido que a letra merece atenção e interpretação a fim de ser compreendida e o ato de cantar o Hino consiga ir além do simples gesto mecânico na escola. É bom saber o que se está cantando, até para concordar ou criticar. Criticar sem conhecimento de causa, é, no mínimo, um gesto um tanto absurdo.


VOCABULÁRIO


O significado do Hino Nacional se enriquece quando o sentido das
estrofes e das palavras é bem compreendido.
Seguem alguns vocábulos, que não estão em ordem alfabética, mas
sim, na seqüência e no contexto do Hino Nacional.


Plácidas : tranqüilas, calmas
Brado : grito
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, jóia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma


Um vídeo muito engraçado (Desculpem algum 'palavrão', mas vale pela interpretação na linguagem da juventude contemporânea - vídeo de Charge.uol.com.br)

"Fulguras, garrida, lábaro, florão... o que significam?" Além das palavras pouco usuais, o hino brasileiro é rico em metáforas e seu estilo parnasiano contribui para que muita gente grande tenha dificuldade em compreender e interpretar corretamente a letra, embora esteja claro que se trata de uma grande exaltação à "pátria amada".


Criado por: Rodrigo Piva


Nenhum comentário:

Postar um comentário