Pesquisar este blog

Ler para aprender

quinta-feira, 3 de março de 2011

I REUNIÃO DE PAIS E MESTRES DEMONSTRA FORTALECIMENTO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE

A primeira reunião de pais e mestres do ano de 2011 comprovou o fortalecimento e o estreitamento entre escola e comunidade proposto pela gestão 2010/2011.
No período matutino compareceram aproximadamente 100 pais/mães/responsáveis, o que representa um aumento significativo para as reuniões realizadas neste turno. Já no período vespertino, sempre contamos com uma grande presença dos pais/responsáveis nas reuniões propostas, e mantivemos esse sucesso.
Nos dois períodos foram feitos prestações de conta pelo pelo então Diretor Wesley Campos, juntamente com o Conselho Escolar, bem como apresentação das conquistas do ano de 2010 e perspectivas e planos para 2011. Houve, ainda, sorteio de brindes entre os presentes, obtidos entre os funcionários da escola.

A reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. "O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno", define a pedagoga Isa Spanghero Stoeber, uma das autoras do livro Reunião de Pais - Sofrimento ou Prazer?, da editora Casa do Psicólogo.
Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, como ressalta Carmem Silvia Galluzzi, autora do livro Propostas para reunião de Pais, da Editora Edicon. Para ela, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. "Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores." 
Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. "É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências".